os dentistas brasileiros e eu

Eu não sabia. Eu achava que tudo que alguém precisava para ser um cidadão brasileiro era ser europeu. Mais importante, eu achava que ser irlandês me daria “passe livre”! Todos amam os irlandeses, certo? Achava que eles ficariam extasiados por eu estar aqui. Para alegrar a todos com a minha presença. Agora eu descubro que não é assim tão fácil. Agora eu descubro que tirar os documentos certos é o menor dos meus problemas. A primeira coisa que o governo brasileiro exige é que você tenha dentes perfeitos.

Se você tem amigos brasileiros, já deve ter notado o conjunto de pérolas que eles têm na boca. Dê uma bisbilhotada nos bolsos dos casacos deles quando eles estiverem distraídos e, com certeza, você vai achar uma escova de dentes de viagem, e um pequena pasta de dente Colgate em algum deles. Minha esposa é brasileira, e enquanto pedaços de dente de vez em quando aparecem no meu cereal no café da manhã, eu fico impressionado com a qualidade dos dentes dela. Eu tenho uns 15 dentes sobrando, e Vanessa, uns 300. Acho que ela poderia competir com o Alien.

Minha esposa e os 300 dentes dela

Minha esposa e seus 300 dentes

Depois de apenas uma semana em Belo Horizonte, Brasil, eu estava sofrendo com uma dor de dente. Sendo isso completamente inaceitável para minha mulher brasileira, ela me levou ao dentista. Eu tirei um raio-x e o dentista me olhou como se tivesse ganhado na loteria. Agora eu tenho mais dentistas do que amigos aqui. Mas não que eu tenha escolhido isso, é que se eu não ficar mais parecido com o Tom Cruise do que com o Shane McGowan em pouco tempo, eles podem me mandar de volta para a não-tão-ensolarada Irlanda.

 

Shane Mc Gowan e seus...dentes

Shane McGowan e seus... dentes

Agora ir ao dentista faz parte da minha vida. Eu adoro cada consulta. Eu adoro os consultórios, os instrumentos pontudos e brilhantes, e os sons que eles fazem enquanto estão dentro da sua boca. Eu adoro o plástico que parece cobrir tudo, as máscaras, as luvas, os aventais brancos, as botas, e até o rádio estilo anos 50 está coberto. Tem plástico cobrindo plástico. Tem tanta coisa protegendo tudo que eles parecem ‘storm troopers’ e eles soam como o Darth Vader. É como visitar a Estrela da Morte.

O Tom e suas pérolas

Tom e suas pérolas

 

Mas o que eu mais adoro é aquela luz que eles usam para ajudar a ver dentro da sua boca. Não é o bastante perfurar seus dentes, eles também querer cegar você. E eu sempre acho que essa luz vai falar em algum momento. Ela fica lá, parada, toda convencida, como se soubesse que você está ferrado. Ela me lembra o Hal, de ‘2001: Uma Odisséia no Espaço’, e eu fico esperando aquela voz, calma, e menosprezível, me dizer:

“Olá, Keich, como você está hoje?”

(No Brazil eles têm problema com o nome Keith, esse som de “th” não existe em português, então quando eles olham meu nome e dizem, parece que eles estão falando “Kate”, mas bêbados… Keitch.)

“Olá, Hal. Estou bem, obrigado, mas o nome é Keith, ok?”

O luz da dentista

A luz do dentista

“Claro, Keich.”

“Então, você vai consertar meus dentes hoje, Hal?”

“Sim, eu vou consertar você hoje, Keich.”

“…O que? Certo, e vai ficar tudo bem, Hal, não é?”

“É claro, Keich, tudo vai ficar… melhor.”

“Agora, incline-se e abra muito a boca.”

Hal 9000

Hal 9000

Às vezes eu fico sentado por três horas com a boca aberta. Eu me sinto como uma prostituta num filme de ficção científica. E adoro quando eles falam comigo. Eles parecem ignorar que eu não falo português e continuam falando, concordando e discordando deles mesmos, eles continuam a falar sobre suas vidas. Eu tento me comunicar mexendo as sobrancelhas, fechando os olhos, e emitindo um “argh”, para que eles não se sintam mal.

Mas, falando sério, não estou reclamando, os dentistas no Brasil são fantásticos. Eu me impressiono com os dentes das pessoas constantemente. É uma parte da cultura, e estou falando de todas as classes sociais. Não é como na Europa, que vamos ao dentista se há um problema, eles vão ao dentista se existe um problema ou não.

Gostaria de ter tido mais cuidado com os meus dentes, mas agora eu estou fazendo a coisa certa, eu escovo os dentes quatro vezes por dia, e passo o fio-dental à noite também. Às vezes eu me pego olhando para os dentes das pessoas aqui, e nem presto atenção no que elas estão falando, eu só faço que ‘sim’ com a cabeça. A primeira coisa que sai da minha boca agora é “Olá, prazer em conhecê-lo, então, você está usando qual escova de dentes? ‘Colgate 360’ ou a nova ‘Reach Interdental 5000’?

Então, caro Sr. Agente da Polícia Federal, por favor não me deporte! Só faltam quatro tratamentos de canal, dois implantes, uma limpeza, R$10.000 e pronto!

 

"É claro, Keich, tudo vai ficar... melhor."

"É claro, Keich, tudo vai ficar... melhor."

**Traduzido por Adriano Gomes. (gomesadriano@gmail.com)**

Comments
8 Responses to “os dentistas brasileiros e eu”
  1. Cla says:

    Yeah, Keith, it’s not easy been a brazilian! Our teeth are very important to us! Good luck with yours! 😉

  2. zazoza says:

    You’re lucky, “Keich” is far better than “Kiss” which is what my entire family insisted on calling my father who was also named Keith. 🙂

  3. Andrea Loureiro says:

    kkk… muito bom Keith! Adriano também, brilhando como tradutor. Bjs.

  4. Cláudio says:

    Olá Keith.
    Sou mineiro, nunca fui à sua terra. Mas lhe digo que é o primeiro país da minha lista de “lugares futuros”. Suas músicas, histórias e pocha… vocês são celtas!
    É muito bom, interessante e cativante ler seu blog.
    Sua visão daqui chega a ser cômica – o que não muda a veridicidade dos fatos – pois o que você vê é incomum e para nós é normal.
    Muito bom mesmo. Continuarei ler.
    Grande abraço.

  5. carolalala says:

    LOL… My sister has lived in the UK and The Netherlands and always spoke of how people’s teeth were terrible. I thought she may have been exaggerating but I guess not!

    Anyway… loved your blog and your sense of humor. Good luck with the new brazilian life!

  6. Gisela Toledo says:

    hahaha me diverti horrores com esse post Keith

  7. eusordgroos says:

    nossa que dentes feios

  8. nossa freciso usa aparelho mas como vou bota se nao tem dentista tem lguma porair

Leave a Reply

